O que é teste de estanqueidade

O que é teste de estanqueidade?

teste de estanqueidade é um protocolo de segurança utilizado para verificar se existe um vazamento de gás em tubulações residenciais e comerciais. Através de pressurização da tubulação com ar comprimido, é feita uma análise durante um período de tempo, para ver se ocorre a perda de pressão e gás vazando.

O teste de estanqueidade é realizado em tubulações para verificar a integridade da tubulação antes de ser comissionada. Dependendo do tipo de tubulação, o meio de teste pode ser ar, água ou óleo. As especificações para o teste de uma tubulação devem ser mutuamente acordadas entre o especialista e o proprietário do imóvel, para evitar conflitos em caso de danos.

A instalação de tubulações sem valas é realizada usando técnicas de perfuração direcional e deve-se tomar cuidado para que todas as juntas sejam vedadas e os tubos não sejam danificados.

Esse tipo de teste de vazamento em tubulações de gás também é exigido pelo corpo de bombeiros, muitas pessoas desconhecem essa informação.

Explicando o teste de estanqueidade

O teste de estanqueidade pode ser realizado usando testes hidrostáticos ou pneumáticos. Testes hidrostáticos usando água são o método preferido porque a água é incompressível quando comparada ao gás inerte ou ar.

O uso do ar exigirá mais energia para atingir a pressão desejada, ou seja, quase 200 vezes mais energia do que a necessária para a água na mesma pressão e volume.

Um teste de estanqueidade hidrostático é realizado enchendo o tubo de teste com água e verificando constantemente se há vazamentos e o som do ar escapando. O ar é liberado de todos os pontos altos para garantir que a tubulação seja completamente preenchida.

Uma vez que a tubulação está cheia, a pressão é aumentada para a pressão de teste necessária e verificada quanto a uma queda de pressão no sistema. Se não houver queda de pressão durante o tempo especificado, o tubo passou no teste de estanqueidade.

1 comentário em “O que é teste de estanqueidade?”

  1. Pingback: Individualização de Gás | CETRI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima