Gás Vazando o Que Fazer

Gás vazando o que fazer? Conheça os sinais de Vazamento de Gás.

Proprietários de edifícios e gerentes de instalações comerciais têm muitas responsabilidades, mas talvez a mais importante seja estar pronto para responder a uma emergência. Um vazamento de gás representa uma ameaça imediata à vida e à propriedade e requer uma resposta imediata dos responsáveis ​​pelo prédio e de qualquer pessoal ou clientes dentro dele.

As informações a seguir irão ajudá-lo a entender os sinais de um vazamento de gás dentro de seu prédio e o que fazer se você se deparar com a possibilidade de um vazamento de gás.

Os perigos do vazamento de gás

O gás natural é muito comum e amplamente utilizado em aplicações residenciais e comerciais. É usado como combustível para sistemas de aquecimento, como fornos e caldeiras. O gás também é frequentemente usado para aquecedores de água e para fogões, fornos e outros equipamentos de cozinha.

Sinais de Vazamento de Gás
Principais sinais de vazamento de gás. “Imagem Internet.”

O perigo mais provável de um vazamento de gás é o de um incêndio ou explosão. O gás natural é altamente inflamável, portanto, mesmo uma pequena faísca ou pequena chama pode ser suficiente para causar a ignição do gás.

Um incêndio relâmpago que causa danos ou ferimentos pode ser um dos efeitos menos nocivos. Se houver gás suficiente presente em uma concentração alta o suficiente, pode ocorrer uma explosão violenta o suficiente para destruir um prédio e causar várias mortes. Um vazamento de gás deve ser visto como uma situação de emergência que requer resposta imediata.

Sinais de vazamento de gás

As tubulações e equipamentos utilizados para o transporte de gás das principais linhas de abastecimento da concessionária para o interior de uma residência ou instalação comercial são muito robustos e extremamente seguros. Em raras ocasiões, no entanto, podem ocorrer vazamentos de gás. Vazamentos de gás podem ser detectados por:

  • Cheiro: o gás natural é inodoro e difícil de detectar, então as empresas de gás rotineiramente adicionam uma substância que dá ao gás um cheiro distinto semelhante a ovos podres. Este tipo de cheiro deve ser relatado imediatamente.
  • Visão: Tubos, conexões ou equipamentos de transmissão visivelmente danificados ou quebrados podem ser um certo sinal de vazamento de gás. O gás nos canos está sob pressão, portanto, um vazamento em um cano subterrâneo pode produzir sujeira ou bolhas em poças de água. Vazamentos de linhas de gás subterrâneas também podem matar a vegetação nas proximidades do vazamento, então procure grama, arbustos ou outras plantas mortas ou descoloridas.
  • Som: Uma linha de gás com vazamento geralmente cria um som de assobio ou sopro à medida que o gás escapa. Vazamentos maiores podem produzir um som alto e estrondoso na linha de gás.

O que fazer se houver um vazamento de gás

Se houver suspeita de vazamento de gás, medidas imediatas devem ser tomadas.

  • Apague todas as chamas de uma vez. Desligue o equipamento que produz chamas, como fogões ou equipamentos de solda. Pare de operar quaisquer dispositivos que possam criar uma faísca. Não faça chamadas telefônicas, acenda luzes ou ative quaisquer outros dispositivos que possam produzir faíscas ou chamas.
  • Se possível, desligue as principais linhas de gás que entram no prédio. No entanto, não tome o tempo para fazer isso se significar um risco aumentado para a pessoa que desliga o gás.
  • Evacuar o Edifício. Certifique-se de que todo o pessoal saia imediatamente do prédio e se reúna em um local seguro a uma distância razoável da estrutura. Explosões de gás podem ser fortes o suficiente para nivelar prédios, então funcionários ou clientes devem colocar bastante distância entre eles e a estrutura.
  • Ligue para a companhia de gás e para o pessoal de emergência. Notifique o corpo de bombeiros local sobre a suspeita de vazamento de gás. Ligue para a concessionária de gás e diga que você tem um vazamento suspeito. Espere por assistência e não volte para o prédio até que a situação seja verificada e o “tudo limpo” seja dado.

Está desconfiado que existe um vazamento em seu prédio? Fale com a CETRI!

Rolar para cima